Quais as vantagens da videoaula para capacitar liderança no EAD?
Os líderes de empresas têm a maior parte do tempo ocupado com reuniões e delegando com suas equipes. No meio de tanta agitação e dias incertos, como arrumar tempo para elevar o conhecimento?
Os profissionais estão cada vez mais conectados por conta das constantes evoluções das ofertas de acesso a dados 3G/4G, sem falar que a maioria das empresas oferecem Wi-Fi no ambiente de trabalho, facilitando ainda mais o acesso.
Se analisarmos mais a fundo, restaurantes, bares, cafés, salões de beleza, barbearias, enfim, quase todos os locais públicos oferecem acesso à Internet, inclusive alguns voos no Brasil e no exterior. Isso faz com que seja quase impossível não estar conectado.
As videoaulas podem tornar-se grandes aliadas neste processo de qualificação. Se pensarmos que esses profissionais muitas vezes estão deslocando-se entre reuniões, aeroportos, táxis e empresas, os vídeos são a melhor forma de consumir informação.
E o que você vai precisar?
- Você precisará de uma plataforma LMS responsiva ou que possua um App de aprendizagem.
- De uma videoaula gravada por um(a) instrutor(a) ou por uma pessoa que transmita confiança no conhecimento que será aplicado.
Agora que você tem as ferramentas necessárias, é hora de pensar na metodologia que será empregada na produção e distribuição dessa videoaula. Se estamos falando aqui do fator tempo, por que não empregarmos a esse público a metodologia do microlearning?
O microlearning atinge um objetivo de aprendizagem específico. Em tese é um formato de aprendizagem online de curta duração, com foco em um único objetivo de aprendizagem.
Então vamos pensar a videoaula neste formato:
- Sob demanda - Divisão do aprendizado em micro módulos com informações objetivas, não sendo maior que 3 - 5 minutos cada módulo;
- Rápido e direto - Significa que a informação será objetiva e direta pensada para o que realmente o usuário precisa saber;
- Acessível - Por serem vídeos de curta duração, uma Internet de lenta não trará experiência negativa ao usuário porque os vídeos são leves para o streaming ou download.
É importante lembrar que a aprendizagem online é uma forma e não um tipo de aprendizado, por isso precisamos entender onde cada estratégia de aprendizagem "se encaixa" dentro da organização.
Lembre-se que a cultura de aprendizagem é muito importante e com isso o usuário passa a adaptar o treinamento em sua rotina, aumentando o engajamento dos usuários na plataforma EAD.
Muitas vezes, a plataforma EAD cai em desuso na empresa pela falta da cultura de aprendizagem, mas isso é assunto para um outro post.