Sinais de que você pode ser um comunicador chato

Uma pessoa chata ninguém quer por perto. Mas, ninguém quer ser um chato, certo? E como reconhecer se você está sendo um chato? Perceber-se e entender as reações do outro pode te ajudar a ter um novo comportamento para deixar de ser o chato da turma. Vamos listar alguns sinais que podem demonstrar se você é um comunicador chato ou não. Confira:

 

  • Toma conta da conversa, fala demais, sem parar e sem dar espaço para os outros

A conversa é de duas ou mais pessoas e, para que seja realmente um diálogo, deve existir um volume de fala para cada um. Tomar conta do espaço demonstra ansiedade, nenhuma preocupação com o outro e vontade demasiada de aparecer.

 

  • Só fala de si e de suas conquistas

A necessidade de só falar de si e do que conquistou pode passar a ideia de arrogância. É preciso haver contexto para contar sobre as vitórias e compartilhar o que já aprendeu.

 

  • Não pergunta nada para o outro, sem interesse em se conectar

Ele não precisa do outro para trocar conhecimento, só precisa de um espectador. Para ele não importa se o outro está interessado mesmo na interação ou é só um ouvinte.

 

  • Banca o “sabichão”, sabe de todos os assuntos e dá conselhos

O comunicador chato tem necessidade de se mostrar conhecedor de tudo e por isso deixa claro que sabe de tudo. A postura corporal contribui para uma impressão arrogante.

 

  • Não dá opção para os outros

Como ele sabe tudo, também se vê no direito de decidir tudo. A intenção pode ser positiva, mas pega mal demais, já que ele não dá opção de escolha para os demais.

 

O autoconhecimento é o caminho para uma comunicação excelente, por isso todo comunicador deve olhar para dentro e olhar para o outro para entender o ambiente e se colocar em qualquer situação de forma adequada para não chocar e, com isso, não se prejudicar.

 

Fonte: goo.gl/6VfXWY

 

Compartilhe




Voltar