Ser o piadista da empresa pode ajudar a melhorar sua imagem profissional

Na hora do almoço ou no cantinho do café é ao seu redor que os colegas ficam às gargalhadas? Saiba que isso pode fazer com que você ganhe alguns pontos no ambiente corporativo. Um estudo feito em conjunto pela Wharton School e Harvard Business School, afirma que fazer piadas faz com que o funcionário pareça mais confiante e competente. Mas não é qualquer brincadeira que gera esse efeito.

Segundo os pesquisadores, dar um tom bem-humorado nas horas corretas pode conquistar colegas. Em um dos experimentos, 300 participantes analisaram as respostas de uma entrevista de emprego (hipotética), em que o candidato respondeu diretamente ou tentou fazer alguma piada. Quando a piada faz efeito, ou seja, quando o chefe riu, o candidato foi visto de uma maneira melhor e saiu em vantagem em relação a outros que só conseguiram silêncio do interlocutor.

Obviamente que as piadas impróprias, com teor escatológico ou sexista, por mais que arrancassem alguns poucos sorrisos, mantiveram o candidato em um status mais baixo que o de outros que usaram um humor menos polêmico.

A conclusão foi que colocar o humor no dia-a-dia do seu escritório ou ambiente corporativo denota coragem e fazer rir é visto como um sinal de competência. Para os pesquisadores, o segredo do sucesso é que sua piada seja percebida como benéfica por todos os colegas, sem mal-entendido ou qualquer tipo de confusão.

 

Fonte: goo.gl/j4m6c5

 

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