Qual é a liderança ideal?

O líder é o responsável pelo sucesso ou pelo fracasso de qualquer empresa. Vamos dar um exemplo: se a empresa presta um mau atendimento ao consumidor, a responsabilidade é do líder, porque foi ele que aprovou a contratação dos funcionários. Se não, ele é o responsável pela não capacitação desses funcionários. E em um último cenário, ele também é responsável por não demitir os maus funcionários. Por isso o líder desempenha um papel tão importante nas empresas.

E muitos se perguntam, qual a liderança ideal? A resposta poderia ser simples, mas não é. Não existe uma liderança ideal numa prateleira. Você compra, aplica e pronto. Peter Drucker, disse certa vez que o líder precisa levar em consideração que está lidando com pessoas. Pessoas tem sentimentos. É isso que torna a liderança tão especial. Uma empresa é feita de pessoas. Manter isso em equilíbrio determinará o sucesso de qualquer empresa.

Mas atualmente, está existindo uma inversão de valores pode ser muito perigosa. Mas qual seria essa inversão? Quando o líder pensa primeiro no bônus, no lucro, no seu bolso, na sua conta bancária, e finalmente nos funcionários. Se o líder pensar dessa forma, não haverá empresa.

Por essa razão, vamos deixar duas frases conhecidas sobre liderança para reflexão desta matéria.

 

"Líderes não criam seguidores, criam outros líderes". Tom Peters

 

"Antes de você ser um líder, o sucesso tem tudo a ver com seu crescimento pessoal. Quando você se torna um líder, o sucesso tem tudo a ver com o crescimento dos outros". Jack Welch

 

Fonte: goo.gl/HTJkP1

 

Compartilhe




Voltar