Dicas de como fazer um brainstorming que resulte em boas ideias

Diferente do que se costuma acreditar, a criatividade não é um dom exclusivamente de algumas pessoas bem-dotadas. A criatividade é uma capacidade que todos possuem, mas deve ser desenvolvida por meio de alguns processos mentais que podem ser aprendidos e treinados.

O brainstorming é algo que deve ser aprendido e treinado, para que possa gerar boas ideias e resultados. Confira as dicas abaixo para conquistar boas ideias nos próximos brainstormings:

 

1) Evite julgamentos

A pressa no julgamento leva ao descarte de ideias que poderiam ser base para outras melhores, e até ser o início da solução. O ideal é dividir o processo em dois: o Brainstorming e somente depois o julgamento e seleção das ideias.

 

2) Desarticule as hierarquias

A figura de superiores, quando não gera julgamento, gera o medo do julgamento. Em um processo de explosão criativa, todos devem ter a mesma liberdade e oportunidade de sugerir ideias. A presença de figuras superiores pode acabar por suprimir isso.

 

3) Trabalhe no foco

O foco é extremamente importante para evitar que os brainstormings sejam sinônimo de longas reuniões de bate-papo improdutivo.

 

4) Não se apegue somente às suas ideias

O Brainstorming é o momento de exposição e criação de possibilidades, então é importante ter um pouco de desapego, pois se você se agarrar à sua ideia, o processo é interrompido e abre margem para julgamentos. A ideia é criar, combinar e analisar diversas possibilidades.

 

Fonte: goo.gl/SfKyRA

 

Compartilhe




Voltar