7 competências principais de um líder

O líder é o profissional que está à frente de equipes e demonstra que todos fazem parte de uma mesma estrutura utilizando diversos tipos de competências para a gestão de pessoas. Além de inspirar e motivar, ele é uma referência de atitude, definindo um bom ambiente de trabalho, disposto a valorizar as habilidades individuais, respeitar as dificuldades e trabalhar em conjunto para superá-las.

Então, separamos 7 competências principais para que o líder motive sua equipe em buscar melhores resultados, ter alta performance e prazer nas tarefas desenvolvidas. Confira:

 

1) Comunicação Efetiva: essa pode ser eleita como uma das características mais importantes de um líder. Por natureza a comunicação depende de dois lados. O primeiro que é o da fala: ao delegar tarefas, compartilhar seu conhecimento e dados importantes dos projetos, além de dar feedbacks pontuais a fim de reduzir erros. O segundo que é o da escuta: saber ouvir o seu liderado e o que está por trás das palavras, buscando identificar possíveis soluções e inovações.

 

2) Relacionamento Interpessoal: ele consegue construir boas relações com sua equipe e seus superiores, proporcionando um clima positivo dentro da equipe.

 

3) Coesão e Confiança: é muito comum o liderado buscar nexo entre o que o líder diz e o que ele faz. Quando ela não acontece, a equipe pode se sentir desmotivada e deixa de aceitar tão facilmente o que for delegado, criando um clima ruim dentro da empresa.

 

4) Visão de Futuro: visão de futuro é ter clareza do objetivo final. Assim entender os reais motivos pelo que tenho que fazer hoje para dar mais um passo rumo ao objetivo. Quando o líder consegue despertar essa visão em sua equipe, se torna fácil engajar os colaboradores para que nos momentos de trabalho eles utilizem seu máximo desempenho.

 

5) Organização: o dia a dia de uma empresa inclui diversas demandas e responsabilidades, e para não se perder no meio delas é fundamental a elaboração de um cronograma.

 

6) Respeito: cada profissional dentro de uma equipe possui diversas habilidades e limitações, cada um possui um sistema de valores e crenças. Um bom líder é aquele que consegue respeitar as diferenças entre cada um, valorizando seu lado humano, utilizando o máximo das habilidades individuais.

 

7) Humildade: saber se colocar no lugar do outro e não projetar todas as suas habilidades sobre ele. Enxergar o liderado de acordo com suas habilidades e limitações, sem se colocar em um nível superior.

 

Todas as habilidades essenciais para um líder podem ser desenvolvidas e potencializadas. Independente da sua área de atuação é importante o investimento na evolução contínua. Que tal aproveitar essas dicas e colocá-las em prática hoje mesmo? Com um treinamento, por exemplo, você conseguirá potencializar seus resultados!

 

Fonte: goo.gl/eLyuHn

 

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