Benefícios do Informal Learning

A aprendizagem informal oferece muito mais flexibilidade na forma como o conteúdo é criado e consumido. Ao remover a obrigatoriedade da formalidade de elementos e padronização de um curso EAD, as empresas geralmente conseguem criar conteúdo mais rapidamente e entregá-lo a seus públicos de uma maneira que faz mais sentido.

O e-learning e a aprendizagem informal podem andar juntos, desde que você inclua a metodologia correta e os recursos de design que promovem a escolha e a flexibilidade sobre o conteúdo. Funciona mais ou menos assim:

Jay Cross, no livro Informal Learning: Rediscovering the Natural Pathways That Inspire Innovation and Performance, compara a diferença entre treinamento formal e informal, como andar de ônibus em vez de andar de bicicleta:

  • Dentro de um ônibus o motorista decide o caminho e você, como passageiro, é obrigado a seguir (aprendizagem formal).
  • De bicicleta, você escolhe o destino, a velocidade e a rota (informal learning).

 

O aprendizado informal é mais conveniente para um público que utiliza o mobile learning para aprender. Através dessa reflexão podemos pensar que quando um colaborador tem um pequeno espaço de tempo para aprender e flexibilidade para escolher como vai aprender, ele pode escolher as informações mais importantes para acessar, quando necessário.

A aprendizagem informal é uma ótima saída para a prática reflexiva. Os treinandos desfrutam da autonomia associada à aprendizagem informal. Eles coletam conhecimento de várias fontes, estabelecem um padrão e escolhem o que devem praticar. Em outras palavras, um programa de aprendizado informal bem desenvolvido fornece informações aos alunos a qualquer hora, em qualquer lugar.

Lembre-se que no modelo de aprendizagem 70/20/10. 70% do nosso aprendizado vem de experiências próprias provenientes de nossa vivência e dos nossos desafios no dia a dia.

Vejamos abaixo 4 benefícios da aprendizagem informal:

  • Reunir e coletar o conhecimento desejado é mais fácil hoje, devido à mídia e aos dispositivos que temos. O aprendizado informal não requer experiências ou pré-requisitos prévios de aprendizado. Tudo que você precisa é despertar no colaborador a vontade de completar seu aprendizado.
  • Aprender informalmente é mais relaxante e menos estressante para a maioria das pessoas. Sem exames ou projetos para serem concluídos dentro de horários limitados, muitos treinandos se comprometem a aprender uma nova habilidade ou um conceito prontamente.
  • A aprendizagem informal está próxima da aprendizagem natural. As pessoas tendem a seguir o caminho que melhor atende às suas necessidades individuais. A aprendizagem ao longo da vida é um excelente exemplo de aprendizagem informal. Nós adquirimos conhecimento mais informalmente, do que formalmente.
  • Nesse tipo de aprendizado, o tédio e a procrastinação são substituídos por excitação e curiosidade. As barreiras de tempo e custo são quase inexistentes em ambientes informais de aprendizagem.

 

O conteúdo de aprendizado informal também é mais facilmente compartilhado e distribuído por meio de canais sociais, como o Facebook, Twitter ou WhatsApp e mais adaptável a dispositivos móveis. Um exemplo disso são as pílulas do conhecimento ou as #hashtags.

Há casos em que a aprendizagem informal não pode substituir o aprendizado formal. A boa notícia é que os métodos formais de aprendizagem não precisam ser uma estratégia de aprendizado ao longo da vida. Uma mistura da abordagem formal e informal, é sim, altamente recomendada.

O aprendizado informal é uma ótima estratégia motivadora para continuar o processo de aprendizado. Empresas bem-sucedidas são empresas que aprendem e que valorizam muito o aprendizado, independentemente da estratégia de aprendizado.

A aprendizagem informal gera mais prazer e muitas vezes leva a uma maior criatividade e inovação.

 

Compartilhe




Voltar