Três atitudes para motivar a equipe sem ninguém desanimar

Atualmente, devido à falta de tempo, a liderança das empresas acaba ficando estrangulada. Geralmente, o grande erro que vemos na liderança de empresas é a delegação superficial, responsável por atender e orientar grandes líderes do mercado. Nestes casos, o líder delega sem precisão e sem recortes, fazendo com que o colaborador não tenha uma visão sistêmica do todo e passe apenas a corresponder parcialmente às funções. Ou seja, o líder delega uma tarefa, o colaborador não entende, faz o que é pedido para cumprir a demanda e quando o chefe supervisiona, verifica que a mesma não foi concluída da maneira desejada e repassa a tarefa.

Abaixo listamos as 3 principais atitudes que os líderes devem ter para evitar problemas e manter a equipe motivada. Confira:

 

1 - Reconhecer o esforço e dar feedbacks positivos

É importante que um líder aprenda a motivar equipes reforçando o desempenho e sua eficácia, localizando no espaço e no tempo as atitudes e resultados que demonstram bom desempenho. Os colaboradores das gerações Y e Z são mais orientados para os desafios e necessitam de feedbacks constantes sobre seus trabalhos para serem motivados, essas gerações precisam de monitoria, reforço positivo e feedback constante, porque eles têm propósito naquilo que fazem.

 

2 - Criar momentos de vínculo

Outra atitude que contribui para a motivação da equipe é a presença da liderança em momentos vinculares. Elas podem ocorrer em reuniões sistemáticas, uma ou duas vezes por semanas, e podem ser breves, mas devem conter o acolhimento de dúvidas e o direcionamento de ações para levar o colaborador a ter uma segurança interna e o apoio do líder.

 

3 - Considerar a singularidade

A importância de que os líderes olhem para os liderados com foco na singularidade de cada pessoa. Quando uma pessoa faz uma análise de seu comportamento, ela se auto apropria de quem realmente é, deixando de lado a preocupação sobre o funcionamento de cada geração, e isso permite que o líder saiba atuar com elas e tenha consciência de como agir com cada um, independentemente da idade. Cada componente da equipe tem suas características únicas, e o líder precisa levar isso em consideração se quiser ter uma equipe verdadeiramente motivada.

 

Fonte: goo.gl/zjfCXt


Compartilhe




Voltar