Análise SWOT eficaz
SWOT é a sigla dos termos ingleses: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Ela consiste em uma metodologia bastante utilizada no âmbito empresarial. A Análise SWOT é um instrumento utilizado para o planejamento estratégico e consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) das empresas.
Vamos deixar 4 dicas para que você que nunca fez uma análise SWOT:
- Responda as perguntas da matriz SWOT com clareza
A análise SWOT é uma grande ferramenta para avaliar a sua própria posição. Depois de ter desenhado o seu objetivo e a sua missão, responda a cada uma das perguntas da matriz SWOT. Dê suas respostas espontâneas e reais sempre, para que os resultados não sejam distorcidos.
- Faça em conjunto
O ideal é que os colaboradores da empresa participem da construção da matriz SWOT. Isso lhe trará diferentes pontos de vista, mesmo nas questões mais simples.
- Participe de conferências e eventos
"S" + "W" são sobre seus pontos fortes e fraquezas internas. "O" + "T" são sobre o cenário externo. Se você quiser procurar ideias sobre o que está acontecendo ao seu redor, participe de conferências e eventos. Eles são ótimas maneiras de ver quais são as novas tendências do mercado que sua empresa está inserida.
- Encontrar bons estrategistas que possam te ajudar
Quando você tem as respostas para as perguntas da análise SWOT, o truque é identificar as ligações entre elementos a fim de sublinhar as prioridades estratégicas: Como pode essa força ser usada para enfrentar uma ameaça ou uma oportunidade? Quais são as ligações entre os diferentes elementos do SWOT? O que podemos fazer para ignorar, gerir ou construir sobre uma fraqueza identificada? Algumas pessoas nascem para este tipo de pensamento estratégico e se você conhece pessoas assim, aproveite para conversar e compartilhar ideias com eles!
Fonte: goo.gl/pcDdqK