Análise SWOT eficaz

SWOT é a sigla dos termos ingleses: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Ela consiste em uma metodologia bastante utilizada no âmbito empresarial. A Análise SWOT é um instrumento utilizado para o planejamento estratégico e consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) das empresas.

Vamos deixar 4 dicas para que você que nunca fez uma análise SWOT:

 

  1. Responda as perguntas da matriz SWOT com clareza

A análise SWOT é uma grande ferramenta para avaliar a sua própria posição. Depois de ter desenhado o seu objetivo e a sua missão, responda a cada uma das perguntas da matriz SWOT. Dê suas respostas espontâneas e reais sempre, para que os resultados não sejam distorcidos.

 

  1. Faça em conjunto

O ideal é que os colaboradores da empresa participem da construção da matriz SWOT. Isso lhe trará diferentes pontos de vista, mesmo nas questões mais simples.

 

  1. Participe de conferências e eventos

"S" + "W" são sobre seus pontos fortes e fraquezas internas. "O" + "T" são sobre o cenário externo. Se você quiser procurar ideias sobre o que está acontecendo ao seu redor, participe de conferências e eventos. Eles são ótimas maneiras de ver quais são as novas tendências do mercado que sua empresa está inserida.

 

  1. Encontrar bons estrategistas que possam te ajudar

Quando você tem as respostas para as perguntas da análise SWOT, o truque é identificar as ligações entre elementos a fim de sublinhar as prioridades estratégicas: Como pode essa força ser usada para enfrentar uma ameaça ou uma oportunidade? Quais são as ligações entre os diferentes elementos do SWOT? O que podemos fazer para ignorar, gerir ou construir sobre uma fraqueza identificada? Algumas pessoas nascem para este tipo de pensamento estratégico e se você conhece pessoas assim, aproveite para conversar e compartilhar ideias com eles!

 

Fonte: goo.gl/pcDdqK

 

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