Como o humor afeta seu dia de trabalho

Você já pensou sobre o que acontece com seus funcionários antes de começarem a trabalhar? Às vezes, acordamos mal por não termos conseguido dormir satisfatoriamente durante a noite. Em outros momentos, podemos acordar bem, mas temos problemas durante o percurso até o trabalho, o que acaba nos irritando. Em uma pesquisa da Ohio State University, descobrimos que esse humor, do início do dia, pode durar mais tempo do que você imagina e tem um efeito importante sobre o desempenho no trabalho.

Foi estudado o humor de um grupo de funcionários. Desde como eles começavam seus dias, como eles viam as atividades de trabalho e como eram as interações com os clientes. Foram usadas métricas de desempenho detalhadas da empresa para investigar como o humor no trabalho está relacionado com o desempenho. Descobriu-se que aqueles que começavam o dia felizes e calmos normalmente permaneceram assim durante todo o dia. Por outro lado, as pessoas que começaram o dia com mau humor, se sentiam ainda pior no final do dia, mesmo depois de interagir com os clientes positivos.

O mais importante é que foi notado que os efeitos do mau humor afetam a qualidade do trabalho e a produtividade. Os funcionários que estavam em um clima positivo, prestavam serviços de maior qualidade: eles eram mais articulados ao telefone, atendiam os clientes com a gramática mais adequada. Já os funcionários que estavam de mau humor, faziam pausas mais frequentes entre suas tarefas para lidar com o estresse e não tentavam melhorar seu desempenho para o restante do dia. Estas pequenas pausas levavam a uma perda superior a 10% da produtividade.

Como os gerentes podem usar estes resultados para ajudar os funcionários a lidar com o estresse e aumentar o desempenho? Embora possa ser difícil, não é impossível apertar o “botão de reset” e tentar ajudar os funcionários a buscarem um bom humor pela manhã. Por exemplo, os gestores podem enviar mensagens motivadoras na parte da manhã, ou fazer atividades em equipe para que o clima positivo possa contagiar antes do início da sua jornada de trabalho.

Para os funcionários, é importante tomar medidas para perder a sua própria negatividade antes de chegarem ao trabalho, criando sua própria "transição intencional". Isso pode envolver a mudança de rota que você faz para ir ao trabalho, parar para tomar um café com calma ou simplesmente ouvir uma música inspiradora. A melhor coisa que se pode fazer é respirar fundo antes de sair para o trabalho, se concentrar e tirar o máximo de si a cada dia.

 

Fonte: goo.gl/xgpRNH

 

Compartilhe




Voltar