Benefícios da Gamificação em treinamentos

A busca contínua por melhores e mais eficazes técnicas de treinamento que buscam capturar a atenção e imaginação do aluno ainda é uma incógnita. Quanto mais pudermos envolver os nossos treinandos, mais provável é que eles aprendam e retenham as informações que estão sendo compartilhadas. Uma técnica eficaz para o treinamento corporativo é a gamificação.

Como já sabemos, a gamificação é a técnica de usar elementos do jogo e mecânica em um ambiente de treinamento corporativo. Então, como isso funciona exatamente? Como é que vamos fazer o uso eficaz da gamificação em um ambiente de treinamento corporativo?

 

Por que usar a gamificação?

Para entender como a gamificação pode melhorar a eficácia de um programa de treinamento, precisamos dar uma olhada em como as pessoas estão motivadas para aprender:

Primeiro, nossos cérebros estão conectados a responder positivamente a recompensas. Quando completamos uma atividade com sucesso e somos recompensados ??por isso, o nosso cérebro libera endorfinas. Estas respostas químicas fazem nos sentirmos bem, e é o que nos motiva a continuar com a atividade - neste caso, a aprendizagem. Então, se pudermos construir um programa de treinamento que premia os participantes para a aprendizagem, eles irão se sentir bem sobre o que estamos ensinando. Esta é a ciência básica por trás de como e porque a gamificação no âmbito da formação é tão eficaz - ele otimiza a interação humana com a lição de treinamento em vez de simplesmente apresentar a informação.

 

Como usar a gamificação na sua formação?

Existem muitas ferramentas que podemos implementar e que aproveitam os mesmos efeitos de recompensa e resposta para manter os treinandos motivados. Estas ferramentas podem ser utilizadas para introduzir uma competição, objetivos fixados, oferecer a prova de realização e muitas outras técnicas de disputa. A gamificação pode incorporar alguns dos seguintes mecanismos e elementos para envolver o aluno a prosseguir com a lição de treinamento:

- Mostrar um feedback imediato: Uma das melhores maneiras de manter um aluno interessado e envolvido, é oferecer indicações oportunas de progresso através da lição. Isto cumpre o objetivo de incentivá-los a seguir em frente, e também medir a sua compreensão do material de aprendizagem.

- Oferecer recompensas: Ganhar recompensas e outros bônus quando o treinando concluir as etapas do jogo irá fornecer uma motivação a mais para continuidade da aprendizagem. Lembre-se, o cérebro responde a estas recompensas pela liberação de endorfinas que nos fazem sentir bem sobre o nosso progresso.

- Incluir concorrência: Mostrando um ranking dos participantes do treinamento em relação a seus pares, é uma forma de incentivar o desempenho dos treinandos, fazendo sempre buscarem o topo. Este aviso de “status” dentro da hierarquia da organização é mais um motivador da gamificação. No entanto, é preciso ter cuidado para não alienar os treinandos que não estão no topo do ranking. Uma maneira de fazer isso é para mostrar apenas a pontuação dos concorrentes mais próximos, incentivando-os a ultrapassá-los.

 

Quando usado como parte de um ambiente de aprendizagem combinada, a gamificação é capaz de encorajar os funcionários a participarem, se envolverem e aprenderem continuamente. Nós somos especialistas em elaboração de programas de treinamento corporativo que utilizam as ferramentas e elementos de gamificação para promover a melhoria do desempenho de aprendizagem.

 

Fonte: goo.gl/hVi0Mt

 

Compartilhe




Voltar