A Gamificação está acelerando o treinamento

Desde que os jogos de videogames foram inventados na década de 1960, os líderes empresariais e empresários foram à procura de maneiras de incorporar o engajamento e atração persistente da experiência de jogo no treinamento de seus funcionários.

Algumas práticas têm comprovado que o treinamento por gamificação é a melhor forma de aprendizagem, pois ela é considerada uma aprendizagem divertida e dinâmica. Há algumas características dos jogos que traduzem bem um bom treinamento e há outros que muitas vezes podem ser mais um obstáculo de aprendizagem do que um benefício. Abaixo estão algumas maneiras de como sua empresa pode avançar e acelerar a formação de seus funcionários através da gamificação.

 

  1. Concorrência

Na sua essência, usar jogos para aprendizado exige concorrência. No caso do uso em empresas, os treinandos estarão competindo com eles mesmos e com seus colegas de trabalho. Conseguir mais pontos, atingir uma meta ou bater o melhor tempo são exemplos de conceitos de jogos que podem engajar o aprendizado de seus funcionários.

 

  1. Avatares

Um avatar é um símbolo para alguma coisa. Em um jogo, ele representa o jogador. Avatares podem levar os treinandos à imersão no jogo, porque representa a substituição completa do jogo para o mundo real como um contexto para o avanço da aprendizagem e do treinamento. Este é um dos mecanismos mais poderosos da gamificação.

 

  1. Incentivos

A possibilidade de ganhar algo através da conclusão de uma tarefa é uma força poderosa em quase toda a experiência humana. Desde cedo, as crianças são ensinadas que fazer a coisa certa vai levar a uma recompensa. E no ambiente de trabalho, essa prática também é comum. Alguns funcionários podem ser recompensados ou reconhecidos por elaborar grandes projetos. E com a gamificação, o treinamento tem essa mesma lógica. Conforme o treinando vai avançando etapas e fases do treinamento, ele é recompensado dentro do próprio jogo ou ganhando alguma bonificação.

 

Se for introduzida corretamente e bem gerida, a gamificação pode melhorar e acelerar o treinamento corporativo e a educação dos treinandos.

 

Fonte: goo.gl/WREQs9

 

Compartilhe




Voltar