5 benefícios surpreendentes da Gamificação

A gamificação no trabalho está se tornando cada vez mais conhecida no mundo dos negócios. Há ainda quem perceba como uma ferramenta simples, alavancando a competitividade para motivar os funcionários. Além disso, a gamificação também pode ser usada para influenciar a cultura, a comunicação e a gestão de desempenho de uma organização. Pensando nisso, criamos uma lista com os 5 benefícios mais surpreendentes encontrados na gamificação.

 

  1. Objetividade

Parte da implementação de gamificação é uma transição para a coleta de dados constante de quem utiliza a plataforma. Para muitas organizações, esta pode ser a primeira vez que onde pode-se enxergar o objetivo e o que os funcionários estão aprendendo. Muitas são as surpresas na avaliação do processo. Quase todas as organizações que sofrem essa transição e começam a utilizar a gamificação para treinar seus funcionários, são surpreendidos ao descobrir que o que eles pensavam que estava acontecendo não é muito preciso e às vezes está bastante longe da realidade.

 

  1. Feedback

Gamificação é uma ótima maneira para que os empregados recebam um feedback constante automático. Usando tabelas de classificação de diferentes tipos é possível mostrar aos funcionários como eles estão treinando em relação aos valores que tinham no passado ou em relação a outras pessoas da equipe de sua organização. O Feedback é um dos elementos mais importantes de gamificação, pois permite que os usuários entendam constantemente como eles estão fazendo e o que eles podem fazer para melhorar seu desempenho.

 

  1. Reconhecimento

É importante para todos nós sentirmos que estamos fazendo um bom trabalho, e que isso está sendo reconhecido pelos nossos gestores. A gamificação é uma ótima maneira de ver quem está realizando bem as atribuições e quais os progressos conquistados por cada funcionário. A gamificação traz tudo isso automaticamente, facilitando o relatório para os gestores usarem e recompensarem da melhor maneira cada funcionário.

 

  1. Aprender coisas novas

A gamificação nos permite aprender coisas novas, e ver como estão se tornando mais fáceis à medida que o tempo passa. Este fluxo acaba sendo um fator importante para o bem-estar do funcionário e para sua qualificação como um todo.

 

  1. Formação

As organizações entendem que a formação é parte fundamental para qualificação de seus funcionários e cada vez mais estão oferecendo diferentes rotas para o desenvolvimento pessoal e profissional. As organizações são capazes de fazer isso como nunca antes, usando plataformas de e-learning  que podem ser integrados em outros aspectos do trabalho. Através de diferentes mecanismos, tais como testes e simulações, este tipo de aprendizagem também é mais envolvente e mais agradável. Finalmente, o e-learning aliado à gamificação permite que os gestores possam medir facilmente como os seus funcionários estão fazendo e progredindo no processo de aprendizagem.

 

Fonte: goo.gl/xmo3PJ

 

Compartilhe




Voltar